terça-feira, 15 de junho de 2010
superfícies Regradas Empenadas
PARABOLÓIDE HIPERBÓLICA
CONOIDE
As superfícies regradas empenadas, funcionam com base na relação de pertença entre um ponto e uma superfície que está vinculada ao tipo de geração da superfície.
Em superfícies regradas, um ponto pertence à superfície se pertencer a uma geratriz da mesma.
Uma superfície diz-se regrada se por cada um dos seus pontos passa uma recta nela contida.
Qualquer curva que corte todas as rectas de uma superfície regrada chama-se directriz dessa superfície. Chama-se geratriz a qualquer recta contida numa superfície regrada.
De uma forma equivalente, uma superfície diz-se regrada se for gerada por rectas, as geratrizes, que se apoiam sobre uma curva, a directriz.
Superfícies de Revolução
SUPERFÍCIE HIPERBÓLICA
CONE
CILINDRO
Qualque movimento de rotação em torno de um eixo, gera uma superficie de revolução. Dentro deste universso destacam-se o cone, cilindro, Hiperbolóide, Esfera, Toro, Elipsóide. Este tipo de superfície tem grande aplicação prática e pode ser encontrado em uma variedade muito grande de objetos, tais como: utensílios domésticos, embalagens, componentes mecânicos, elementos arquitetônicos, fuselagens de foguetes e mísseis.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Construção e planificação de icosaedro
Para realizar a construção do icosaedro, em primeiro lugar teve de se construir a "cúpula" pentagonal que é comum a qualquer vértice do sólido.
Para a construção da "cúpula" desenhou-se uma base hexagonal, a partir da qual se rebateram as faces triangulares, partindo de uma circunferência de rebatimento (menor).
Em segundo lugar achou-se uma circunferência (maior) que serviu para o rebatimento da "cúpula", de forma a constituir as
partes laterais do sólido.
Construção e planificação de dodecaedro
A construção do dodecaedro, foi feita, a partir de duas metades da sua planificação. Em primeiro lugar são planificados os seis pentágonos que constituem meio dodecaedro, em segundo lugar rebatem-se as suas faces segundo uma construção geométrica realizada para achar o angulo de inclinação que cada face há-de ter. Essa construção é constituída por duas linhas que tem origem em dois vértices médios do pentágono central que constitui a base do dodecaedro, e têm como segundo ponto de referência o vértice médio oposto, do pentágono que lhes é comum na planificação, em seguida por cada uma dessas linhas, traçam-se duas circunferências com diâmetro correspondente ao comprimento da linha. Por fim onde elas se intersectam, tem-se o ponto para o qual se há-de rebater os vértices médios de cada face de forma a obter o angulo correcto do rebatimento.
Construção e planificação de cubo
Construção e planificação de octaedro
Construção e planificação de tetraedro
sábado, 13 de março de 2010
Planificação/vistas/3d (cone)
No âmbito da disciplina (modelação geométrica)a planificação deste cone, foi feita através de um processo matemático, onde pela equação presente no exercicio, se achou o ângulo que a circunferência maior gerada pelo raio (G) deveria ter, para que quando dobrada forma-se o cone na sua terceira dimenção.
Assinar:
Postagens (Atom)